VAMOS LAVAR AS MÃOS! Um Estudo sobre a Aquisição de Hábitos de
Higiene em Creche ajudam os alunos ensinando a maneira certa de realizar essa pequena tarefa.
Este estudo foi realizado no âmbito do estágio em creche e centrou-se na
aquisição de hábitos de higiene nesse contexto. Considerando que as crianças em idade de creche se encontram numa fase de aquisição de hábitos de higiene, é necessário tornar essa aquisição gratificante e prazerosa para que seja facilitada.
Atividade: Importância da lavagem das mãos
Professor: Nesta atividade você encontrará sugestões de como trabalhar os temas higiene e saúde de forma lúdica. O material está dividido em momentos de:
- Aquecendo a turma: atividades de sensibilização ou introdução ao tema;
- Mãos na massa: descrição de como desenvolver a atividade proposta;
- Compartilhando o que aprendemos: atividades para facilitar a socialização de aprendizagens;
- Nossa criação: Proposta para desenvolvimento de um produto final da atividade (quando o grupo elaborará uma síntese, um produto que represente as aprendizagens consolidadas).
1 ) Aquecendo a turma
Escreva cada uma das seguintes palavras em uma folha de papel:
- Doenças
- Gripe
- Diarreia
- Transmissão
- Hábitos
- Higiene
Apresente as palavras às crianças e peça para tentarem explicar o que entendem por cada uma delas.
Após algum tempo, peça algum aluno para ler a seguinte frase formada com as mesmas palavras: “A transmissão de doenças como gripe e diarreia pode ser evitada se nós adotarmos alguns hábitos de higiene”.
2 ) Mãos na massa
Veja se a turma sabe como ocorre a transmissão dessas doenças e conversem um pouco sobre o assunto.
Após ficar claro que uma das formas de transmissão é pela passagem de germes por contato de uma pessoa para a outra, principalmente pelas mãos, explique que vocês farão uma experiência bem divertida para ver como isso tudo é importante.
Para demonstrar o impacto que a transmissão desses germes provoca, vamos realizar uma dinâmica
chamada “Aperto de mãos”.
- Umedeça as mãos, depois coloque um pouco de purpurina bem colorida nelas e esfregue-as para espalhar bem o pó brilhante.
- Formem uma roda, sem segurar nas mãos.
- Aperte ou pegue nas mãos de um dos alunos e peça a ele que continue a corrente, apertando as mãos do colega ao lado.
- Quando a brincadeira chegar novamente no primeiro aluno, é hora de cada criança olhar para suas mãos e verificar se ela também está “suja” de purpurina.
Converse com os alunos sobre como uma única pessoa com germes nas mãos pode contaminar várias outras pessoas e o impacto que causariam se saíssem pela escola apertando as mãos de todos.
Pergunte então ao grupo: o que é preciso fazer para evitar essa transmissão? Se necessário, mostre novamente a frase apresentada anteriormente.
Ao responderem que é necessário lavar as mãos, explique que esse procedimento é algo simples, mas que pode deixar nossas mãos mais livres ainda de germes se seguirmos alguns passos:
- Abra a torneira e molhe as mãos.
- Ensaboe completamente as mãos com sabonete ou sabão.
- Esfregue todas as partes das mãos por 15 segundos.
- Enxague as mãos com água corrente.
- Seque direitinho, com uma toalha limpa ou papel toalha.
Demonstre aos alunos como realizar a lavagem das mãos. Depois, é só ir ao banheiro e colocar em prática o que aprenderam.
Compartilhando o que aprendemos
Ao retornar à sala de aula, vamos registrar no papel tudo que conversamos. Esse momento pode ser realizado individualmente, utilizando folhas de papel A4, ou em pequenos grupos, usando cartolinas, por exemplo. E vale todo tipo de representação: desenhos, pinturas, gravuras, colagens, texto e também purpurinas. Estimule a turma a conversar e trocar ideias enquanto registra as aprendizagens.
Nossa criação
Cartazes explicando a importância da lavagem das mãos para a prevenção de doenças.