Como explicar a festa junina na educação infantil?

O mês de junho é sinônimo de muita diversão para a criançada, afinal essa é a época da feira e do festival infantil na escola. Uma boa festa junina infantil não passa sem bandeiras, música, dança, comidas e bebidas típicas e muita brincadeira.

Não esqueça que a organização da celebração não deve afetar negativamente o andamento da aula para as crianças da educação infantil.

Hoje, a Festa Junina faz parte da cultura escolar. Lembro que como estudante, gostava muito dessa época do ano. Os ensaios das turmas para a tão celebrada festa junina, o mutirão decorando a escola e a montagem das barracas no horário oposto às aulas eram momentos muito esperados. Todos participaram de boa vontade. Afinal, preparar uma festa com os amigos é ótimo.

A Festa Junina é um evento cultural por excelência, pois carrega influências de diferentes povos, destaca o folclore e costumes do interior do nosso país, e traz comidas e costumes típicos. Além disso, muitas brincadeiras são realizadas, o que é muito relevante na realidade da educação infantil.

Então, por que não aproveitar o momento e envolver as crianças na organização desta reunião se a equipe a planejou?

É bom fazer uma lista do que as turmas gostariam de experimentar e ter no dia da celebração. Essa pesquisa será encaminhada à comissão organizadora formada pela equipe da escola, que ficará responsável por divulgar as oportunidades de participação.

Também é muito interessante que as crianças participem dos preparativos. Você pode ajudar a criar outdoors, planejar decorações, comunicar e convidar familiares e vizinhos.

A roda de discussão, momento sempre presente na rotina da aula nesta fase, pode ser utilizada pelo professor para iniciar uma conversa sobre brincadeiras típicas, as comidas que o grupo mais gosta, as roupas mais usadas e ensinar como se prepara as bandeiras coloridas.

O tópico pode até se tornar um projeto de pesquisa da escola. Outra possibilidade é estudar uma coreografia com os pequenos a partir dos 3 ou 4 anos. Isso costuma ser muito prazeroso para eles, pois além de aprender uma nova melodia, as crianças aprendem e criam muitos movimentos diferentes.

É importante escolher uma música da cultura infantil, para garantir que a turma participe ativamente do jogo e estabelecer um processo de ensaio. Quando a coreografia é apresentada às famílias, o professor deve falar com a turma e concordar que isso não é uma obrigação.

O cuidado aqui é respeitar a todos. Pedro pode ter se divertido nos ensaios, mas não quer se apresentar porque fica envergonhado na frente de tanta gente. Então nesse dia ele pode apenas assistir ou organizar o grupo com o professor, né?

Nesse sentido, a comunicação com as famílias deve deixar claro que o mais importante é que a criança participe do processo, mas não seja solicitada a fazer nada que ela não queira.

Pensar em uma festa com os pequenos costuma ser muito divertido, e qualquer outra atividade que envolva ainda mais toda a comunidade deixa a escola em um grande festa junina. No entanto, não devemos esquecer que organizar uma festa não pode afetar negativamente o fluxo e o aprendizado da aula.

Nosso compromisso é com a educação das crianças e devemos cuidar disso. E as crianças da instituição em que você trabalha participam ativamente da Festa Junina sem atrapalhar o cotidiano escolar.

Check Also

Atividades Infantil Festa Junina para Imprimir

Atividades Infantil Festa Junina para Imprimir com festas juninas são celebradas ao longo do mês …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *