Lavar as mãos educação infantil

VAMOS LAVAR AS MÃOS! Um Estudo sobre a Aquisição de Hábitos de
Higiene em Creche ajudam os alunos ensinando a maneira certa de realizar essa pequena tarefa.

Este estudo foi realizado no âmbito do estágio em creche e centrou-se na
aquisição de hábitos de higiene nesse contexto. Considerando que as crianças em idade de creche se encontram numa fase de aquisição de hábitos de higiene, é necessário tornar essa aquisição gratificante e prazerosa para que seja facilitada.

Atividade: Importância da lavagem das mãos

Professor: Nesta atividade você encontrará sugestões de como trabalhar os temas higiene e saúde de forma lúdica. O material está dividido em momentos de:

  • Aquecendo a turma: atividades de sensibilização ou introdução ao tema;
  • Mãos na massa: descrição de como desenvolver a atividade proposta;
  • Compartilhando o que aprendemos: atividades para facilitar a socialização de aprendizagens;
  • Nossa criação: Proposta para desenvolvimento de um produto final da atividade (quando o grupo elaborará uma síntese, um produto que represente as aprendizagens consolidadas).

1 ) Aquecendo a turma

Escreva cada uma das seguintes palavras em uma folha de papel:

  • Doenças
  • Gripe
  • Diarreia
  • Transmissão
  • Hábitos
  • Higiene

Apresente as palavras às crianças e peça para tentarem explicar o que entendem por cada uma delas.

Após algum tempo, peça algum aluno para ler a seguinte frase formada com as mesmas palavras: “A transmissão de doenças como gripe e diarreia pode ser evitada se nós adotarmos alguns hábitos de higiene”.

2 ) Mãos na massa

Veja se a turma sabe como ocorre a transmissão dessas doenças e conversem um pouco sobre o assunto.

Após ficar claro que uma das formas de transmissão é pela passagem de germes por contato de uma pessoa para a outra, principalmente pelas mãos, explique que vocês farão uma experiência bem divertida para ver como isso tudo é importante.

Para demonstrar o impacto que a transmissão desses germes provoca, vamos realizar uma dinâmica
chamada “Aperto de mãos”.

  • Umedeça as mãos, depois coloque um pouco de purpurina bem colorida nelas e esfregue-as para espalhar bem o pó brilhante.
  • Formem uma roda, sem segurar nas mãos.
  • Aperte ou pegue nas mãos de um dos alunos e peça a ele que continue a corrente, apertando as mãos do colega ao lado.
  • Quando a brincadeira chegar novamente no primeiro aluno, é hora de cada criança olhar para suas mãos e verificar se ela também está “suja” de purpurina.

Converse com os alunos sobre como uma única pessoa com germes nas mãos pode contaminar várias outras pessoas e o impacto que causariam se saíssem pela escola apertando as mãos de todos.

Pergunte então ao grupo: o que é preciso fazer para evitar essa transmissão? Se necessário, mostre novamente a frase apresentada anteriormente.

Ao responderem que é necessário lavar as mãos, explique que esse procedimento é algo simples, mas que pode deixar nossas mãos mais livres ainda de germes se seguirmos alguns passos:

  1. Abra a torneira e molhe as mãos.
  2. Ensaboe completamente as mãos com sabonete ou sabão.
  3. Esfregue todas as partes das mãos por 15 segundos.
  4. Enxague as mãos com água corrente.
  5. Seque direitinho, com uma toalha limpa ou papel toalha.

Demonstre aos alunos como realizar a lavagem das mãos. Depois, é só ir ao banheiro e colocar em prática o que aprenderam.

Compartilhando o que aprendemos

Ao retornar à sala de aula, vamos registrar no papel tudo que conversamos. Esse momento pode ser realizado individualmente, utilizando folhas de papel A4, ou em pequenos grupos, usando cartolinas, por exemplo. E vale todo tipo de representação: desenhos, pinturas, gravuras, colagens, texto e também purpurinas. Estimule a turma a conversar e trocar ideias enquanto registra as aprendizagens.

Nossa criação

Cartazes explicando a importância da lavagem das mãos para a prevenção de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *