Plano de aula para que o aluno reconheça as partes de uma instalação e compreenda suas funções.
TÓPICO: Partes de plantas
ANO: 1º e 2º ano
Duração: 45 a 50 minutos
OBJETIVOS:
Os alunos podem identificar e descrever os componentes básicos de uma instalação.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Giz Atividades educativas
INTRODUÇÃO:
Faça um desenho de um plano no quadro-negro. Verifique se as raízes, caules, flores e folhas estão incluídas no desenho.
Peça aos seus alunos que lhe digam o que você acabou de desenhar. Se alguém responder que é uma planta, pergunte aos alunos se alguém pode explicar as diferentes partes de uma planta. Peça aos alunos que façam sugestões de nomes para cada parte.
DESENVOLVIMENTO:
Depois que alguns alunos responderem, identifique corretamente raízes, caules, flores e folhas.
Discuta as partes da planta com seus alunos. As melhores perguntas são: O que as raízes fazem? Como as raízes ajudam a manter uma planta viva? Para que servem as folhas? O que a haste faz? O que as flores fazem?
Explique por sua vez as funções individuais das partes individuais da planta.
Diga à sua classe que as raízes mantêm a planta no chão. Eles absorvem água e minerais para manter a planta viva.
Defina o caule como a parte que transporta a água das raízes para as outras partes da planta.
Explique que a flor ajuda a planta a se multiplicar produzindo sementes que produzem novas plantas. E, finalmente, dizemos que as folhas são responsáveis por suar, respirar e alimentar as plantas.
Inicie uma discussão com a classe sobre o que as plantas precisam para sobreviver. Após algumas sugestões, lembre aos alunos que as plantas precisam de sol, água, terra e ar para viver.
ATIVIDADES INTERATIVAS:
Peça aos alunos que concluam a atividade científica. Você pode usar o Modelo 1 ou o Modelo 2.
CLASSIFICAÇÃO:
A avaliação deve ser baseada na interação, perguntas e comprometimento de cada aluno nas atividades propostas.