Formas Geométricas – Plano de aula

A compreensão de formas permite que os alunos se ajustem melhor no mundo ao seu redor e reconheçam as conexões entre os objetos.

A capacidade de identificar com precisão formas é uma habilidade matemática básica e muito gratificante para as crianças, pois seu mundo é cheio de formas.

Dê uma olhada no nosso plano de aula para formas geométricas projetadas para a educação infantil!

TÓPICO: Formas geométricas

ANO: 1º ano

OBJETIVOS:

O conhecimento adquirido nesta lição fornece às crianças conhecimento de outras maneiras e com características diferentes.

MATERIAL NECESSÁRIO:

Recorte de um círculo amarelo, um quadrado azul, um retângulo verde e um triângulo vermelho.

INTRODUÇÃO:

Pergunte aos alunos primeiro se eles sabem nomes de formas geométricas e também onde eles vêem formas diferentes em seu ambiente.

Dê exemplos. (Exemplos: semáforos, televisão, edifícios etc.)

Depois, diga à classe: “Hoje estamos aprendendo cinco formas básicas – círculos, quadrados, triângulos e retângulos. Vemos essas diferentes formas todos os dias e é muito importante reconhecê-las.

Contaremos os lados e cantos de todas as formas. Dessa forma, podemos identificar cada nome. “

DESENVOLVIMENTO:

Primeiro, aprendemos sobre círculos. Círculos são redondos. Alguém pode me dar um exemplo de um objeto circular em sua casa?

E na nossa sala de aula?

Os círculos não têm cantos. (Depois pendure o grande círculo amarelo no quadro).

Então vamos aprender algo sobre os quadrados. Alguém pode imaginar um objeto que tenha uma forma quadrada?

Os quadrados têm quatro lados retos, todos do mesmo tamanho. (Em seguida, coloque o quadrado azul no quadro).

Aponte o dedo para a forma em que cada quadrado tem quatro cantos e diga que há quatro cantos na sala de aula.

Então conhecemos os retângulos. Os retângulos são quase quadrados, mas os lados não são do mesmo tamanho. (Coloque um retângulo verde no quadro).

Em seguida, aprendemos sobre triângulos. Triângulos têm três lados. (Coloque um triângulo vermelho no quadro, aponte para essa forma e diga: quantos cantos tem um triângulo, alguém pode imaginar alguns triângulos que vemos na vida cotidiana?).

CLASSIFICAÇÃO:

Faça à classe as seguintes perguntas e deixe-as desenhar as respostas no papel em branco.

Qual forma tem três cantos?
Qual forma é redonda?
Qual forma tem quatro lados, que são todos iguais?
Qual forma tem três lados e três cantos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *